O ano é 2022 e você ainda não sabe o porque investir em Marketing Digital? Então acompanhe aqui com a gente 8 principais motivos para você garantir a presença de sua marca online e ficar por dentro de tudo. 

1. Ajuda a acompanhar as tendências digitais

O avanço da tecnologia e a grande quantidade de dados de pesquisa e navegação dos usuários disponibilizada na Internet permitiram que as empresas pudessem acompanhar de perto as principais tendências do mercado.

Por meio de ferramentas como o Google Trends, e até pelo recurso de preenchimento automático das barras de pesquisas dos search engines, é possível compreender melhor as principais tendências de busca e intenções dos usuários. É possível segmentá-las por nicho e aumentar, assim, a precisão das suas ações de marketing.

Com esse tipo de ferramenta, você será capaz de descobrir palavras-chave mais relevantes e acompanhar os tópicos em alta do seu segmento. Além disso, usar as informações para diferenciar a sua marca e atendimento no mercado, desenvolver produtos e serviços mais adequados e aumentar o engajamento do seu público, direcionando mais tráfego para pontos de contato da empresa.

2. Segmenta a sua base de contatos

A segmentação antecede a criação de uma campanha de marketing de sucesso, adequada para o público que realmente tende a comprar os produtos ou contratar os serviços de uma empresa.

Existem ferramentas digitais, legadas nas plataformas de redes sociais ou oferecidas por empresas especializadas, que analisam as informações dos usuários que interagiram com as suas postagens em diferentes pontos de contato com o público, durante determinado período.

Em seguida, elas produzem relatórios com um conjunto de dados sobre essas pessoas. Com isso, sua empresa pode desenvolver a sua persona e definir estratégias mais efetivas de marketing e de vendas.

3. Aumenta a visibilidade da sua marca

Apesar de ser importante direcionar os esforços de marketing para a persona do negócio, com a Internet, é possível aumentar a abrangência das campanhas. Dessa forma, além de oferecer conteúdos mais adequados para o seu público, você atinge potenciais clientes que jamais teriam a oportunidade de conhecer a sua empresa se não fosse pela alta disponibilidade e acessibilidade da Internet.

Por exemplo, antes do Marketing Digital, se você quisesse atingir um grande número de pessoas de forma geolocalizada, teria que procurar uma empresa de publicidade local e criar um outdoor, fazer um anúncio na rádio ou escolher um canal televisivo regional.

Essas campanhas offline alcançariam uma quantidade ilimitada de pessoas — transeuntes e motoristas, ouvintes da rádio e telespectadores da TV, por exemplo —, mas como mensurar a efetividade da estratégia ou saber se os clientes convertidos realmente vieram por meio dessa publicidade?

O conteúdo teria um grande alcance, entretanto, quem garante que o anúncio seria relevante para todos que acessaram as informações? Com o Marketing Digital, você consegue planejar melhor as suas ações e pagar por uma publicidade que será vista apenas por quem realmente enxerga valor no seu produto ou serviço, aumentando assim a sua perspectiva de venda e o ROI da sua estratégia.

Por isso, ao contrário dos meios de marketing tradicionais, com o Marketing Digital, você alcança os seus clientes onde eles estão e sem onerar o seu budget de marketing. Além disso, de acordo com o Digital 2021 Report da Hootsuite, uma pessoa gasta, em média, duas vezes mais tempo na Internet do que assistindo à TV.

Ainda segundo dados do relatório, em 2020, a população de usuários da Internet aumentou em 298 milhões, o que corresponde a mais de 4,54 bilhões de pessoas ou 59% da população global. Alcançar um público de abrangência mundial não seria uma grande oportunidade de acelerar o crescimento da sua empresa?

4. Produz dados para as suas estratégias

Os dados dos usuários da Internet são um grande diferencial competitivo. Extração, tratamento, interpretação e uso dos insights produzidos com as informações obtidas do seu público-alvo são uma grande oportunidade de elevar o atendimento da sua empresa, melhorar o seu portfólio e ofertar produtos e serviços para clientes que realmente têm um fit com a sua marca.

Um Marketing Digital bem executado também fornece dados estratégicos para embasar outras decisões corporativas, como a de investimento em um novo modelo de gestão ou a expansão de infraestrutura ou mercado. Isso porque, ao analisar esses insights, você tomará decisões mais precisas acerca de tempo, recursos ou esforços para alcançar os objetivos do seu negócio.

Já falamos que as boas práticas de Marketing Digital permitem que você conheça melhor o seu público e saiba como atingir os clientes, sem onerar o seu fluxo de caixa com estratégias que não geram resultados. Existem vários tipos de ferramentas que produzem informações em tempo real e geram relatórios para uma análise mais precisa.

Com elas, você poderá definir e acompanhar KPIs para melhorar a cada dia os seus resultados — gerar tráfego, engajamento e vendas. Veja, a seguir, algumas métricas que você pode acompanhar por meio da adoção e investimento em Marketing Digital:

  • Retorno sobre o Investimento (ROI) das ações de marketing;
  • Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
  • Custo por Mil Clientes (CPM);
  • ticket médio de vendas;
  • Lifetime Value (LTV);
  • Custo por Clique (CPC);
  • Custo por Lead (CPL);
  • taxa de qualificação de leads;
  • taxa de conversão de leads;
  • número de visitantes únicos no site;
  • taxa de tráfego;
  • tempo médio do usuário na página;
  • taxa de abertura de email;
  • taxa de conversões de email;
  • alcance e engajamento nas redes sociais;
  • menções à marca;
  • percentual de churn;
  • conversão de landing pages;
  • número de leads por canal;
  • conversões por canal;
  • mídias earned;
  • mídias shared;
  • taxa de cliques;
  • taxa de visualizações de anúncios, entre outras.

Assim, você saberá exatamente o número de pessoas que se envolveram com seus anúncios ou postagens, de quais conteúdos o seu público mais gosta e qual a taxa de compartilhamento por tipo de conteúdo. Além disso, o horário mais provável de acesso, o tempo médio que os usuários gastam assistindo a um vídeo ou campanha da sua marca, entre outros dados que serão usados para delimitar estratégias mais eficientes, criar anúncios mais eficazes e converter mais leads em vendas.

5. Atrai mais clientes

Clientes insatisfeitos estão mais propensos a compartilhar a experiência negativa do que a positiva com as pessoas do seu convívio. O marketing de influência é uma grande tendência e está intimamente ligado ao Marketing Digital — embora a publicidade boca a boca tenha sido eficiente por muito tempo, em uma “vitrine digital”, você também acompanha os resultados desses esforços de divulgação.

Em canais digitais, você ainda compartilha menções e publicações em que os usuários experimentam ou avaliam os seus produtos e cria uma seção de provas sociais. Ainda, oferece conteúdos que permitem aos clientes ter uma experiência mais satisfatória com a sua marca — demonstrações que garantem o uso adequado de um produto, por exemplo.

Aos poucos, os usuários com vivências positivas são convertidos em clientes fiéis, que divulgam e defendem a sua marca a todo custo. Esses defensores propagam os benefícios e funcionalidades dos seus produtos, ajudam a resolver potenciais problemas dentro do seu círculo social, fazem a divulgação gratuita do seu portfólio e são consumidores recorrentes. Enfim, oferecem uma excelente prova social para embasar a decisão de consumo de outros compradores.

6. Apoia estratégias de cross-channel

As estratégias cross-channel são cruciais para a efetividade de suas campanhas. O Marketing Digital permite planejar e estar presente em várias plataformas, configurar campanhas coordenadas e acompanhar os resultados em tempo real.

Por exemplo, você pode criar uma publicação no Facebook e no Instagram simultaneamente, atingir o Google e o YouTube com a configuração de um anúncio e ainda solicitar que os leads assinem a sua newsletter para iniciar uma estratégia de Email Marketing. Pense na seguinte sequência de ações:

  1. você contrata um influenciador que tem um perfil de seguidores semelhante ao da sua persona para aumentar o volume de público dos seus canais de mídia social;
  2. então, cria uma campanha PPC no Google para segmentar essa base de leads e oferecer a solução quando elas fizerem uma busca orgânica com intenção de compra relacionada à sua marca;
  3. depois, cria uma landing page que oferece conteúdo para esses leads em troca de um email ou outro tipo de contato, como um vídeo do YouTube em que você deixa claros os benefícios da sua marca e associa essa página ao anúncio;
  4. com isso, além de capturar dados do lead, você ainda aumenta o acesso ao seu canal no streaming, pois muitas pessoas preferem assistir ao vídeo na própria plataforma do YouTube;
  5. então, basta manter o contato com esse lead por Email Marketing e fazer a nutrição adequada para, finalmente, apontar a sua empresa como uma possível solução para o problema do cliente e fazer a conversão.

As possibilidades para a configuração de campanhas, tanto orgânicas quanto pagas, são infinitas! Você pode adotar as melhores práticas das inúmeras modalidades de marketing por meio do Marketing Digital. Com uma boa estratégia, você aumenta a relevância da sua marca e o volume de vendas, em curto e em longo prazo.

7. Ganha autoridade

Outro fenômeno possível apenas por meio das boas práticas de Marketing Digital e suas vertentes, como o Marketing de Conteúdo, é a obtenção de relevância em search engines. Conquistar as primeiras posições nas páginas de resultados de pesquisa (SERPs) é um grande desafio, tanto para quem não sabe o que é SEO quanto para os profissionais que já têm prática com as melhores táticas de otimização.

Alcançar relevância orgânica na Web é sinônimo de autoridade — além de aumentar a taxa de visualização e de cliques em sua página, as primeiras posições nas páginas de buscas são exclusividade de empresas e marcas com autoridade reconhecida pelos algoritmos. Então, como conquistar essa notoriedade digital?

Aqui na Rock, publicamos centenas, senão milhares, de conteúdos que abrangem as melhores práticas de SEO. Entretanto, o básico para que você conquiste a tão sonhada autoridade na Internet consiste em fornecer conteúdo de qualidade e relevante para o seu público, estar presente em canais em que os seus clientes buscam pela sua marca, ser referenciado por outros sites de grande importância na web e manter a consistência das suas ações de marketing.

8. Aumenta o ROI das suas ações de marketing

ROI, ou Retorno sobre o Investimento (Return Of Investiment) em marketing significa obter de volta, seja como lucro, seja como notoriedade e visibilidade na Internet, o que foi gasto em publicidade. Isso vale tanto para orgânica, com a contratação de equipes para as publicações de conteúdo, por exemplo, quanto paga, com as estratégias de PPC (Pay Per Click).

Ao avaliar a adesão a novas estratégias, é essencial considerar o ROI e o ROAS (Retorno Sobre o Investimento Publicitário) de suas ações. O Marketing Digital tem um ROI maior porque permite alcançar mais pessoas, direcionar melhor os esforços e obter mais conversões, com um budget menor.

Fonte: RockContent