O ano é 2022 e você ainda não sabe o porque investir em Marketing Digital? Então acompanhe aqui com a gente 8 principais motivos para você garantir a presença de sua marca online e ficar por dentro de tudo.

1. Ajuda a acompanhar as tendências digitais

O avanço da tecnologia e a grande quantidade de dados de pesquisa e navegação dos usuários disponibilizada na Internet permitiram que as empresas pudessem acompanhar de perto as principais tendências do mercado.

Por meio de ferramentas como o Google Trends, e até pelo recurso de preenchimento automático das barras de pesquisas dos search engines, é possível compreender melhor as principais tendências de busca e intenções dos usuários. É possível segmentá-las por nicho e aumentar, assim, a precisão das suas ações de marketing.

Com esse tipo de ferramenta, você será capaz de descobrir palavras-chave mais relevantes e acompanhar os tópicos em alta do seu segmento. Além disso, usar as informações para diferenciar a sua marca e atendimento no mercado, desenvolver produtos e serviços mais adequados e aumentar o engajamento do seu público, direcionando mais tráfego para pontos de contato da empresa.

2. Segmenta a sua base de contatos

A segmentação antecede a criação de uma campanha de marketing de sucesso, adequada para o público que realmente tende a comprar os produtos ou contratar os serviços de uma empresa.

Existem ferramentas digitais, legadas nas plataformas de redes sociais ou oferecidas por empresas especializadas, que analisam as informações dos usuários que interagiram com as suas postagens em diferentes pontos de contato com o público, durante determinado período.

Em seguida, elas produzem relatórios com um conjunto de dados sobre essas pessoas. Com isso, sua empresa pode desenvolver a sua persona e definir estratégias mais efetivas de marketing e de vendas.

3. Aumenta a visibilidade da sua marca

Apesar de ser importante direcionar os esforços de marketing para a persona do negócio, com a Internet, é possível aumentar a abrangência das campanhas. Dessa forma, além de oferecer conteúdos mais adequados para o seu público, você atinge potenciais clientes que jamais teriam a oportunidade de conhecer a sua empresa se não fosse pela alta disponibilidade e acessibilidade da Internet.

Por exemplo, antes do Marketing Digital, se você quisesse atingir um grande número de pessoas de forma geolocalizada, teria que procurar uma empresa de publicidade local e criar um outdoor, fazer um anúncio na rádio ou escolher um canal televisivo regional.

Essas campanhas offline alcançariam uma quantidade ilimitada de pessoas — transeuntes e motoristas, ouvintes da rádio e telespectadores da TV, por exemplo —, mas como mensurar a efetividade da estratégia ou saber se os clientes convertidos realmente vieram por meio dessa publicidade?

O conteúdo teria um grande alcance, entretanto, quem garante que o anúncio seria relevante para todos que acessaram as informações? Com o Marketing Digital, você consegue planejar melhor as suas ações e pagar por uma publicidade que será vista apenas por quem realmente enxerga valor no seu produto ou serviço, aumentando assim a sua perspectiva de venda e o ROI da sua estratégia.

Por isso, ao contrário dos meios de marketing tradicionais, com o Marketing Digital, você alcança os seus clientes onde eles estão e sem onerar o seu budget de marketing. Além disso, de acordo com o Digital 2021 Report da Hootsuite, uma pessoa gasta, em média, duas vezes mais tempo na Internet do que assistindo à TV.

Ainda segundo dados do relatório, em 2020, a população de usuários da Internet aumentou em 298 milhões, o que corresponde a mais de 4,54 bilhões de pessoas ou 59% da população global. Alcançar um público de abrangência mundial não seria uma grande oportunidade de acelerar o crescimento da sua empresa?